Blog Outcenter

Melhor idade para empreender: terceira idade investe em MEIs

| 2 Comentários
Melhor idade para empreender: terceira idade investe em MEIs

Muitas pessoas pensam que aposentados devem ficar descansando da vasta jornada de trabalho trilhada ao longo dos anos. Porém, cada vez mais os idosos mostram que possuem energia suficiente para encarar outros desafios profissionais, prova disso é a crescente entrada de idosos ao mercado de trabalho. Seja pela vontade de exercer alguma atividade ou pela necessidade financeira, pessoas com idades acima de 60 anos tornam-se bons empreendedores.

O estado de São Paulo registrou cerca de 23 mil microempreendedores individuais (MEIs) de pessoas com 60 anos ou mais. Os idosos procuram atividades que são familiarizados e que gostam de desenvolver, pesquisam bastante e elaboram um plano de negócios, pois não querem dar espaço para erros. Isso pode ser associado com a idade, pois quando mais jovens as pessoas tendem a ser impulsivas, já na terceira idade, com a experiência adquirida ao longo dos anos, as pessoas gostam de planejar para serem mais assertivas.

Para entrar no mercado de trabalho novamente e muitas vezes exercendo uma outra profissão, os idosos veem a necessidade de especialização, fazem cursos de curta duração e embarcam nessa nova aventura. A dedicação de pessoas de mais de 60 anos é inspiradora, pois muitas vezes já criaram os filhos e se dedicaram uma vida inteira ao trabalho, mesmo assim, não perdem o pique e a vontade de aprender coisas novas. São verdadeiros exemplos a serem seguidos!

Além do empreendedorismo, empresas veem potencial em contratar colaboradores da terceira idade, como parte de incentivo a diversidade, já observados em relação a gênero e raça. Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) trouxe dados significativos para o tema, apontando que a média de idosos que pararam de trabalhar após perder o emprego, caiu de 20%, em 2012, para 16% em 2018.

Dar oportunidade para idosos ou mesmo incentiva-los a buscar sua felicidade por meio de um emprego é algo admirável. Quem tem pais aposentados sabe a falta que faz a ausência de uma rotina de trabalho e o quanto isso mexe com a cabeça deles. Sentir-se útil e necessário incentiva as pessoas da terceira idade a viver melhor e buscar uma vida equilibrada. Bora ajudar?

Outcenter | + posts

Analista de Comunicação na Outcenter. Publicitária graduada pela
PUC Minas, atua como mídia. É criativa e perfeccionista. Tem paixão
por séries e tudo que tenha chocolate.

2 Comentários em "Melhor idade para empreender: terceira idade investe em MEIs"

  1. FAREI UMA APRESENTACAO PARA PESSOAS DE TERCEIRA IDADE OFERECENDO UMA OPORTUNIDADE DE EMPREENDER COMO CAPTADORES DE RECURSOS PARA HOSPITAIS DE CANCER E INSTITUICOES FILANTROPICAS.
    ELES ATUAM COMO MUITO INTERESSE EM ATIVIDADES DESSE SETOR.

    GOSTARIA DE USAR OS DADOS APRESENTADOS ACIMA EM FORMA DE SLIDES. TRAREI OUTRAS INFORMACOES. USARIA COMO COMPLEMENTO JA QUE DE TODAS AS PESQUISAS QUE REALIZEI OS DADOS ACIMA ESTAO BEM REALISTICOS.
    NO AGUARDO E DESDE JA MUITO GRATO.

Entre em contato e tire suas dúvidas. Se preferir, ligamos para você! Ligue para mim

Comercial

0800 283 3729
Segunda a Sexta-feira, das 8h às 21h
Sábado, das 9h às 14h

Ligação tarifada

4020 0865

Suporte Técnico

Atendimento 24h

Negociação e Cancelamento

Segunda a Sexta-feira, das 8h às 18h

Example Dialog Text