Blog Outcenter

Como remover vírus do seu pendrive

| Comente
Como remover vírus do seu pendrive

Vírus de pendrive ainda são bastante comuns, especialmente quando o conectamos em máquinas públicas. Computadores de faculdade, bibliotecas, clubes, para ficar em apenas alguns exemplos, costumam ser as principais fontes de problemas. No caso, são dois problemas principais: o autorun (alguns tipos) e os arquivos ocultos. Vamos ver aqui como resolver cada um deles, mas vamos começar com uma solução mais geral.

Antivírus e antimalware

Com o pendrive plugado, o primeiro passo é executar um escaneamento completo dos arquivos contidos nele. Alguns programas eram dedicados a isso, caso do Panda USB and Autorun Vaccine, já descontinuado, mas qualquer antivírus de qualidade faz bem esse papel atualmente. E grande parte deles resolve a maioria dos problemas logo de cara.

Em nossa experiência, alguns produtos são melhores que outros para essa função. É o caso do Malwarebytes Anti-Malware, que pode ser utilizado gratuitamente, além de oferecer um serviço bastante completo por 14 dias (ou seja, o suficiente para urgências).

Autorun

Como o nome indica, o autorun executa alguma função automaticamente quando conectamos o pendrive. Se ele não foi criado por você, provavelmente se trata de algo malicioso. Então vamos removê-lo.

1. Abra o Prompt de Comando (Iniciar → CMD).

2. Selecione a letra do seu pendrive (basta checar no Windows Explorer) digitando a sua letra seguida de “:” (ou seja, “D:” se for o drive D).

3. Digite “attrib -r -s -h /s /d D:*.*” (sem aspas e considerando que o seu pendrive usa o drive D) e dê Enter.

4. Em seguida, digite “del *.lnk /S” para deletar todos os atalhos.

5. Agora delete todos os arquivos .exe, .cmd e todos aqueles que você não reconhece.

 

Arquivos ocultos

O procedimento anterior elimina, em teoria, os possíveis arquivos maliciosos que estão ocultos. Porém, pode sobrar alguma coisa que deixamos passar, então vamos passar um pente fino. Para isso, precisamos revelá-los, o que é bastante simples.

No próprio Menu Iniciar, digite “Opções do Explorador de Arquivos” e dê Enter. Vá para a aba “Modo de Exibição” e em “Pastas e arquivos ocultos” selecione “Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas”. E é isso. Agora você pode caçar os possíveis arquivos maliciosos que estavam escondidos e removê-los.

Você fez algum desses procedimentos e deu certo? Se sim, nos conte.


Fonte: Canal Tech

Entre em contato e tire suas dúvidas. Se preferir, ligamos para você! Ligue para mim

Comercial

0800 283 3729
Segunda a Sexta-feira, das 8h às 21h
Sábado, das 9h às 14h

Ligação tarifada

4020 0865

Suporte Técnico

Atendimento 24h

Negociação

Segunda a Sexta-feira, das 8h às 18h

Cancelamento

Segunda a Sexta-feira, das 8h às 18h

Example Dialog Text