Blog Outcenter

Fake News: dicas para saber se a notícia é confiável

Saiba como conferir se a notícia que você lê na web é verdade ou não
| Comente
Fake News: dicas para saber se a notícia é confiável

As eleições de 2018 foram marcadas pela rápida distribuição de fake news, notícias falsas disseminadas na internet. No entanto, não é só nesse período que esse tipo de conteúdo é criado a fim de enganar pessoas e gerar confusão. Qualquer tema que possa influenciar a opinião pública é usado como isca para propagar fake news. Mas o real perigo se encontra no impacto que essas informações falsas podem alcançar, como, por exemplo, relacionado à saúde. Imagine a divulgação de fake news a respeito de vacinas ou medicamentos! Muitas pessoas poderiam ser prejudicadas por essa informação falsa.  Por isso, é preciso tomar cuidado com o conteúdo consumido e compartilhado na internet.

Uma das maneiras de saber se a notícia é falsa ou não, é acessando o serviço Fato ou Fake, disponibilizado pelo G1. Os usuários do site podem pesquisar e verificar a veracidade de algum assunto que circula na internet. O Banco de Boatos é uma ferramenta de busca integrada ao banco de dados do Fato ou Fake. Dessa maneira, a plataforma junta várias notícias reconhecidas como falsas que rodam em correntes do WhatsApp e compartilhamentos no Facebook.

Nessa plataforma, quando o usuário se deparar com um boato, há um pequeno texto sobre o assunto e também é possível abrir a visualização da notícia na forma que foi divulgada, o que facilita ainda mais a identificação. Ainda, o site cede um link que direciona a uma matéria mais detalhada sobre a notícia fake. Assim, qualquer pessoa consegue ter acesso e conferir a informação na íntegra.

Outro modo de checar se uma informação divulgada na rede é verídica ou não, é o site Aos Fatos. Este é formado por um grupo de profissionais de diversas áreas, que investiga e analisa se determinada informação na rede é falsa. Ao entrar no site, o usuário avista no canto superior esquerdo a barra MENU, que possui temas e subtemas. Dentre eles, há o item CHECAMOS, onde questiona-se outros aspectos além da veracidade da informação, como por exemplo: se ela é tendenciosa, distorcida ou insustentável. Ao clicar em um desses itens, abrem-se várias notícias que possuem um relatório completo e bem fundamentado sobre a veracidade do conteúdo.

Existem outros sites que investigam conteúdos disseminados na web. Mas o importante mesmo é lembrar que toda notícia lida nas redes sociais e internet deve ser verificada antes de ser compartilhada. Se cada usuário da rede adquirir o hábito de consumir conteúdo com responsabilidade, o universo das fake news estará com seus dias contados! 

Outcenter | + posts

Analista de Comunicação na Outcenter. Publicitária graduada pela
PUC Minas, atua como mídia. É criativa e perfeccionista. Tem paixão
por séries e tudo que tenha chocolate.

Entre em contato e tire suas dúvidas. Se preferir, ligamos para você! Ligue para mim

Comercial

0800 283 3729
Segunda a Sexta-feira, das 8h às 21h
Sábado, das 9h às 14h

Ligação tarifada

4020 0865

Suporte Técnico

Atendimento 24h

Negociação

Segunda a Sexta-feira, das 8h às 18h

Cancelamento

Segunda a Sexta-feira, das 8h às 18h

Example Dialog Text