Blog Outcenter

Ethernet vs. WiFi: Latência, Pacotes e Jogando Melhor

| Comente
Ethernet vs. WiFi: Latência, Pacotes e Jogando Melhor

Todos concordam que LAG É UM SACO. Muitos jogadores sofrem com constantes picos de ping, lag e perda de conexão. Mas e se houvesse uma solução rápida e simples para todos os seus problemas de conexão? Para alguns jogadores, talvez haja: jogar usando uma conexão Ethernet em vez da WiFi pode mudar drasticamente o resultado da sua experiência de jogo.

Considerando os jogadores do League ao redor do mundo, a média de ping dos jogadores que usam uma conexão WiFi é entre 6,7 ms e 11,7 ms mais alta do que os que usam uma conexão Ethernet.

Porém, isso geralmente não se traduz em um ping constantemente mais alto. Em vez disso, o aumento do ping geralmente ocorre em forma de picos de ping; o ping aumenta significativamente durante um curto período e depois volta ao normal (geralmente quando toda a sua equipe já está morta e o Yi inimigo está dançando ao redor do seu nexus). O gráfico abaixo não mostra a gravidade nem a duração dos picos de ping—apenas a diferença média entre os pings ao longo de vários jogos.

image (3)

Da mesma forma, observamos que os jogadores que usam conexões WiFi têm uma porcentagem de perda de pacotes entre 1,9 e 3,7 pontos a mais do que os jogadores em conexões Ethernet. Embora não pareça muito, precisamos considerar duas coisas:

1. Sempre que um pacote é perdido entre os servidores da Riot e o seu computador, uma solicitação precisa ser feita para recuperar esse pacote. O ideal é que seu percentual de perda de pacotes fique o mais próximo de zero possível, pois dependendo de quando a perda acontece, você pode perder um golpe final, não conseguir ativar sua ult ou até mesmo errar o golpe no Barão.

2. Assim como nosso gráfico de ping, este também não exibe a magnitude ou a duração da perda de pacotes quando ela ocorre. Geralmente o lag ocorre quando há picos muito altos de perda de pacotes. O intervalo de 1,9 e 3,7 por cento é apenas a diferença média entre os jogadores que usam conexão WiFi e Ethernet ao longo de vários jogos.


COMO O WIFI AFETA O DESEMPENHO DO JOGO?

Agora já sabemos duas coisas: 1) O WiFi tem um efeito negativo sobre a qualidade da conexão e 2) muito provavelmente, Faker nunca jogou em uma conexão WiFi. Então a próxima pergunta é se é possível mensurar como as conexões Ethernet e WiFi afetam seu desempenho no jogo.

Para esta análise, nós decidimos analisar várias métricas de jogabilidade, entre elas: Tropas abatidas (CS), ouro recebido, A/M/A, Grau de Maestria e taxa de Vitória/Derrota. Decidimos concentrar nossa análise nas partidas ranqueadas e nos jogadores que jogaram com o mesmo Campeão usando Ethernet e WiFi dentro do intervalo de tempo analisado. Basicamente, nós não queríamos comparar o Grau de Maestria do jogador com Fizz na Ethernet ao Grau de Maestria do mesmo jogador com Fiddlesticks no WiFi.

Nossa análise incluiu apenas jogadores da América do Norte, mas os resultados se aplicam globalmente.

Depois do deus-nos-acuda dos picos de ping, os resultados nos surpreenderam. Depois de organizar os dados de todas as formas possíveis, nós não encontramos nenhuma evidência conclusiva de que jogar com WiFi afeta negativamente determinadas métricas específicas de desempenho como CS, A/M/A ou Grau de Maestria.

Temos algumas hipóteses em relação a isso:

1. Embora o lag causado pelas conexões WiFi possa impactar a jogabilidade negativamente, seus efeitos só são notados temporariamente, por isso é difícil isolar os efeitos ao longo da partida (ex.: é difícil encontrar o sinal em meio ao ruído).

2. Os jogadores que usam conexões WiFi conseguem se adaptar ao ping extra e perda de pacotes (contornando o problema com sucesso).

3. Como há mais quatro jogadores na equipe, o impacto de um jogador no WiFi pode não influenciar tanto o resultado do jogo, especialmente se outros jogadores da equipe também estiverem usando WiFi.

Surpreendentemente, quando nós retiramos a restrição de nos limitarmos a jogadores que jogam com o mesmo campeão no WiFi e na Ethernet, observamos que a taxa de vitórias na Ethernet era de 1,1 a 1,7 por cento mais alta do que no WiFi. Isto é bem consistente em todas as regiões. Não sabemos muito bem por que a remoção da restrição de Campeões ocasionou este resultado. Uma hipótese é que, ao limitar os campeões nos dois tipos de conexão, nós também focamos mais nos Campeões preferidos dos jogadores. Se você domina um campeão, provavelmente você está acostumado a lidar com os picos de ping ocasionados pelo WiFi, mas esses mesmos picos causam mais dificuldades quando você está aprendendo a jogar com outro Campeão.

Lendo essa matéria, te perguntamos: Qual é sua experiência com os dois tipos de conexão? E qual é a melhor para você?

 


 

Fonte: League Of Legends

Entre em contato e tire suas dúvidas. Se preferir, ligamos para você! Ligue para mim

Comercial

0800 283 3729
Segunda a Sexta-feira, das 8h às 21h
Sábado, das 9h às 14h

Ligação tarifada

4020 0865

Suporte Técnico

Atendimento 24h

Negociação

Segunda a Sexta-feira, das 8h às 18h

Cancelamento

Segunda a Sexta-feira, das 8h às 18h