Blog Outcenter

Chromecast e outros aparelhos do Google podem prejudicar roteadores Wi-Fi

| Comente
Chromecast e outros aparelhos do Google podem prejudicar roteadores Wi-Fi

Alguns dispositivos do Google, incluindo o Chromecast e Google Home, estão causando instabilidade em roteadores, segundo relatos de usuários. O erro prejudica a comunicação adequada entre os aparelhos e, em alguns casos, até trava a conexão Wi-Fi – sendo necessário reiniciar o equipamento de Internet.

De acordo com investigações da TP-Link, o problema estaria relacionado à tecnologia Cast, usada pelos dispositivos para transmissão de conteúdo, como músicas e vídeos pela rede. Em contato com o TechTudo, a assessoria do Google confirmou o bug e prometeu que lançará uma atualização em breve para resolvê-lo.

Chromecast 1 ou 2: conheça semelhanças e diferenças do dongle do Google

Como funciona o erro?
O problema estaria relacionado às atualizações recentes do Android e do Google App, segundo pesquisas da TP-Link. O erro teria início no envio de pacotes de dados, feito para garantir que o dispositivo permaneça ligado enquanto está em uso. Em uma situação normal, o envio é realizado a cada 20 segundos.

No entanto, engenheiros da TP-Link descobriram que, após sair do modo “sleep”, o aparelho do Google conectado ao roteador poderia enviar mais de 100 mil pacotes em um curto espaço de tempo. Com isso, o equipamento de Internet ficaria sobrecarregado, a ponto de prejudicar a conexão no geral – e, em alguns casos, até mesmo desligar o sinal Wi-Fi.

Dispositivos afetados
A princípio, havia indícios de que o erro afetava apenas as caixas de som inteligentes Google Home quando usada em conjunto com roteadores da TP-Link, especificamente os modelos Archer C7. No entanto, no fórum oficial do Google, vários usuários relataram o mesmo bug com roteadores de outras fabricantes e mais dispositivos do Google, como Chromecast, smartphones Android e Chromebook.

Como resolver?
Reiniciar e voltar às configurações de fábrica podem ser um paliativo para que o roteador funcione corretamente de novo. No entanto, é importante ressaltar que o procedimento não evita que o problema ocorra novamente.

A TP-Link lançou um firmware para solucionar o erro no modelo Archer C7. A marca pede que donos de outros aparelhos entrem em contato caso haja algum tipo de instabilidade. Outras fabricantes, como a Netgear e a Asus, também estudam liberar atualizações para seus roteadores.

A maior expectativa fica em torno do Google. A empresa confirmou que está estudando o bug e que deve lançar uma correção em breve. Porém, até o momento, a fabricante ainda não informou uma data para a atualização.

 



Fonte: TecMundo
Foto: Flashfly

Entre em contato e tire suas dúvidas. Se preferir, ligamos para você! Ligue para mim

Comercial

0800 283 3729
Segunda a Sexta-feira, das 8h às 21h
Sábado, das 9h às 14h

Ligação tarifada

4020 0865

Suporte Técnico

Atendimento 24h

Negociação

Segunda a Sexta-feira, das 8h às 18h

Cancelamento

Segunda a Sexta-feira, das 8h às 18h